segunda-feira, 20 de setembro de 2010

PROLEM- Projeto de Leitura do Ensino Médio

 

A Secretaria de Estado da Educação e da Cultura (SEEC), por meio da Sub-coordenadoria do Ensino Médio (SUEM), implantantou o Projeto de Leitura do Ensino Médio. Vai ser o primeiro projeto de leitura, lançado exclusivamente pelo Governo do Estado, no Rio Grande do Norte, e faz parte da política de leitura adotada pela SEEC visando à melhoria da qualidade do ensino público na rede estadual e o conseqüente aumento nos Índices de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). A solenidade de lançamento vai ser realizada no Hotel Praia mar, em Ponta Negra, quinta (19), as 09h.  

O projeto consiste em capacitar diretores, coordenadores pedagógicos, professores, técnicos da SEEC, das Direds e das escolas no sentido de qualificar os espaços destinados a leitura de forma que eles possam proporcionar melhores condições de aprendizado para os estudantes. O trabalho vai qualificar 895 educadores de 285 escolas do Ensino Médio. Os professores também passaram por um processo de qualificação que vai aprimorar suas técnicas de ensino, aprendizado e estratégias de leitura.

O PROLEM vai beneficiar 133.483 estudantes das diversas regiões do estado e faz parte de uma das medidas que serão adotadas pelo Governo do Estado para melhorar, além do IDEB, os resultados nas notas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Com o programa, o Governo vai investir R$ 989.720,22.

Segundo Salizete Freire, secretaria adjunta de educação, o investimento no reforço dos programas destinados a formação do aluno leitor tem como objetivo melhorar a relação do aluno com o livro e a leitura. "Melhorando essa relação também vamos melhorar os índices e as notas dos nossos alunos. Este ano, ficou comprovado que as escolas que trabalham com programas de leitura alcançaram melhores resultados tanto no IDEB quanto no ENEM". Observou.

A SEEC já trabalha com diversos programas destinados a formação de professores, melhorias do espaço das bibliotecas escolares e democratização do acesso do aluno ao livro. Entre os programas estão o mais educação, Proler, Lendo e Aprendendo e o programa de educação de tempo integral, onde o aluno passa um turno no ensino regular e outro em aulas de reforço e letramento, são programas executados em parceria com o MEC e o FNDE.

Erileide Rocha, Subcoordenadora do Ensino Médio, observou que o PROLEM vai ser importante não apenas para melhorar o desempenho escolar dos alunos durante o ensino médio. "A falta de hábito de leitura repercute no desempenho escolar, na trajetória de vida dos estudantes, como profissional e, principalmente, na sua convivência em sociedade."

Com a participação das Direds e da SUEM, a SEEC vai disponibilizar 40 técnicos, durante 4 meses, para fornecer instrumentos e recursos para avaliações e acompanhamento periódicos, planejamento para elaboração e aplicação de didáticas e 895 kits contendo material didático.     

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